Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamento Jovem de Minas conclui etapa estadual e define tema de 2018

Parlamento Jovem de Minas conclui etapa estadual e define tema de 2018

por Assessoria de Comunicação publicado 25/09/2017 19h55, última modificação 26/09/2017 16h39
Em Matias Barbosa, que sedia também o Polo Zona da Mata I, o projeto é desenvolvido pela Câmara em parceria com a Escola Estadual Cônego Joaquim Monteiro. Nesta etapa final, Rômulo Ribeiro e Mariana Damaceno foram os alunos que representaram a cidade.

Realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, o Parlamento Jovem de Minas concluiu sua edição de 2017, na última sexta-feira (22/09), no Plenário da ALMG em Belo Horizonte.

As 17 sugestões aprovadas no documento final são fruto do trabalho realizado por 119 estudantes que analisaram 79 propostas priorizadas pelos polos para aprimorar educação política nas escolas, propondo a aglutinação e reorganização da maior parte delas.

Foto: Polo Zona da Mata I (Fonte:ALMG)

Propostas - A exigência de comprovação de experiência, para todos os secretários nomeados pelos Poderes Executivos estadual e municipais, na área de atuação da pasta foi uma das 17 propostas que serão encaminhadas para a ALMG. Outra proposta aprovada foi a de acompanhamento psicossocial dos alunos, sendo que o profissional responsável também atuaria na solução de conflitos entre alunos, professores e famílias.

Os alunos propuseram ainda a simulação de processo eleitoral para a comunidade escolar, de modo a esclarecerem suas dúvidas sobre o tema e defenderam a implementação da Lei 15.476, de 2005, para inclusão de atividades lúdico-pedagógicas, com o estudo da Constituição Federal.

A realização de debates, palestras, oficinas e apresentação de trabalhos envolvendo temas atuais e cidadania em disciplinas relacionadas a essas temáticas é outra proposta que integra o documento.

Tema 2018 - A violência contra a mulher será o tema da edição do projeto no próximo ano. Com 83 votos e uma abstenção, o tema foi o escolhido pelos estudantes, que ainda tinham como outras opções: jovens e o mercado de trabalho e violência e criminalidade entre os jovens.