Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara realiza lançamento oficial do PJ de Minas 2018 em Matias Barbosa

Câmara realiza lançamento oficial do PJ de Minas 2018 em Matias Barbosa

por Assessoria de Comunicação publicado 19/03/2018 14h34, última modificação 19/03/2018 14h34

A Câmara Municipal iniciou oficialmente em Matias Barbosa as atividades do Parlamento Jovem de Minas 2018, com o evento de lançamento na noite do dia 13 de março. Neste ano, em que o projeto comemora 15 anos, o tema desenvolvido junto aos estudantes do ensino médio é "Violência contra a mulher".

Até setembro, quando acontece a Plenária Estadual, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, 32 jovens matienses serão preparados para formular, debater, votar e eleger sugestões de ações para o poder público sobre o tema e que podem gerar encaminhamentos, virar projetos de lei ou políticas públicas.

Após explicações detalhadas sobre o projeto, o presidente da Câmara Carlos Alberto de Almeida deu o início oficial ao projeto afirmando, sobre o tema escolhido para esta edição, que é lamentável que ainda hoje tenhamos que conviver com situações de desrespeito apenas em função do gênero, em razão de ser mulher.

O presidente falou dos avanços trazidos pela Lei nº 11.340/2006 - Lei Maria da Penha - que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, mas que é preciso, como representantes do povo, lutar também para a conscientização contra a violência.

Para ele, a iniciativa desse instrumento transformador que é o Parlamento Jovem é importante primeiramente para a conscientização dos jovens sobre os prejuízos provocados por esse tipo de violência. “Além disso, que aqui, através desses jovens, possam surgir ideias para frear e, quem sabe, por um basta nessa situação”, avalia.

O vereador João Fernando de Assis Cipriani parabenizou a iniciativa dos estudantes que se disponibilizaram para participar este ano do projeto e debater um tema tão importante e próximo da sociedade.

“O que acontece aqui, com esse projeto, vai impactar, de fato, na vida de vocês jovens”, disse Elisabeth Queiroz, representante da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de. “Os participantes de outros anos vem nos contar como o Parlamento Jovem foi um divisor de águas, tendo desdobramentos em suas vidas de maneira muito interessante”.

Elisabeth acredita que a participação cidadã começa em oportunidades como o Parlamento Jovem, dando voz, especialmente para a juventude, para discutir temas relevantes. “Esperamos esse protagonismo juvenil”, conclui.

Ao final da cerimônia, os participantes do Parlamento Jovem 2018 foram apresentados à sociedade.

A solenidade teve a presença do presidente da Câmara Carlos Alberto de Almeida, do vice- presidente João Fernando de Assis Cipriani, do prefeito Carlos Lopes, do vice-prefeito Joaquim Oliveira, do presidente da Câmara de Olaria Eduardo Rezende, do vereador de Olaria Waldiney dos Reis Ferreira, dos coordenadores municipais de Matias Barbosa e coordenadores regionais do Polo Zona da Mata I Claudinei Lima, Felipe Reis e Thaciane Souza, da coordenadora municipal do projeto em Olaria Arislene Oliveira, da representante da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora Elisabeth Queiroz, dos professores Padre Osmar Bezerra, Talita Gonçalves, Rogéria da Mata, Leonardo Neves, Renata Kaiser e Icaro Rodrigues, que acompanharam alunos da Escola Estadual Cônego Joaquim Monteiro.