Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Memorial Histórico e Cultural do Legislativo

Memorial Histórico e Cultural do Legislativo

por Assessoria de Comunicação publicado 10/07/2018 17h47, última modificação 10/07/2018 17h47

Com a premissa de que a preservação de bens materiais e imateriais une as pessoas através de uma identidade cultural que as faça pertencer a uma localidade e a uma determinada cultura, a Câmara Municipal de Matias Barbosa resgatou o projeto para criação do Memorial Histórico e Cultural do Legislativo.

A criação deste espaço pela Câmara Municipal coloca a população em um papel de destaque onde ela poderá conhecer o seu passado, integrando o Memorial a vida das pessoas, através de ações educativas, de cultura e de lazer, tornando-se também um local turístico importante e que traga todo passado de volta em uma viagem pela história de Matias Barbosa.

HISTÓRICO

Em 2007, através da Resolução n° 305/2007, a Câmara criou o Memorial Histórico e Cultural do Legislativo na intenção de resgatar o legado cultural e político de Matias Barbosa, sob a ótica do Poder Legislativo. Algo que até a atual Legislatura (2017-2020) não havia saído do papel e está sendo ampliado para algo que, segundo o presidente da Câmara, além de preservar a história do Legislativo municipal, resgate as origens e a identidade do povo matiense.

SEDE

Outro passo que alavancou o projeto foi a doação, pela Prefeitura, do antigo “Prédio da Cemig”, imóvel tombado em 2009 e que, após reforma, abrigará o Memorial.

O prédio foi construído pela Companhia Mineira de Eletricidade em 1912 e inaugurado no ano seguinte como “estação de distribuição”, quando foi construída uma linha de transmissão de energia elétrica de Juiz de Fora até Matias Barbosa, sendo considerado um marco para o desenvolvimento da cidade.